Início atribulado do ano lectivo nas Caldas das Taipas, as obras continuam na escola secundária, a incerteza, até há bem pouco tempo atrás, sobre onde teriam aulas os alunos do primeiro ciclo da escola do Pinheiral, quando iniciarem as obras nesta escola!
Mas, parece que todos os sobressaltos se encontram melhor ou pior resolvidos, embora se possa questionar a forma como melhor ou pior foram resolvidos. Será que foram ouvidos todos os que se deveriam ouvir? Será que a Associação de Pais foi ouvida de forma séria? Será que estes fizeram questão de serem ouvidos ou será que se limitaram a acenar com a cabeça às várias soluções que lhe eram sucessivamente apresentadas? Será que a Junta de Freguesia não deveria também ser ouvida? Será que eles, como os Socialistas da Câmara Municipal de Guimarães, não foram também eleitos para zelar pelos interesses da nossa Freguesia? Bem, os atropelos à democracia ao longo destes anos são tantos de parte a parte, que deixo que seja o povo taipense a responder a esta questão, que fique também a reflexão,"foi esta a Democracia conquistada em Abril de 1974"!?
Mas, o que atropela todos os direitos fundamentais dos cidadãos, numa dita Democracia como a nossa, é a insensibilidade da Câmara, o menosprezo pelo valor Humano, virem de forma prepotente e, dizerem à Associação de Pais que a gestão da cantina deixará de estar a cargo desta, nesta fase e nas novas instalações, sem pensar que vai colocar mais dois trabalhadores no desemprego, mais duas pessoas que vão ver a sua vida a complicar-se, ainda para mais numa situação de crise, em que os empregos escasseiam.
Mas, também não se entende a aparente passividade da Associação de Pais, por isso é que eu acima questionei o papel da referida Associação. Como pode a Associação de Pais permitir de forma passiva que se despeçam as suas duas funcionárias? Como pode a Associação de Pais permitir que a gestão da Cantina passe para uma empresa, quando eles mesmos sabem que as Crianças vão sair a perder?
Será que o processo Escola do Pinheiral foi mesmo bem conduzido? Será que se pensou em todos? Ou será que uns (trabalhadores) foram excluídos antes de todo o processo começar?